Acadêmicos da Ulbra voltam às aulas nesta segunda-feira
O ano letivo na Universidade Luterana do Brasil inicia nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. No campus Canoas são esperados mais de 10 mil acadêmicos neste primeiro semestres de 2018, divididos em mais de 60 cursos presenciais e mais de 20 a distância. Somando os nove campi do Rio Grande do Sul são cerca de 30 mil alunos de volta às salas de aula.
Em Canoas, os calouros que estão ingressando na Universidade também receberão uma atenção especial. Entre as atrações programadas para este retorno estão apresentações musicais nos saguões do Campus, realizadas pela capelania de música da Instituição, e a tradicional Calourada 2018 do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que neste semestre está programada para ocorrer entre os dias 27 de fevereiro e 15 de março, com uma série de palestras. As matrículas seguem até 9 de março.
De acordo com o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, durante o período de férias, a equipe de funcionários administrativos, gestores, coordenadores de cursos e professores, trabalhou muito para planejar bem o semestre de 2018/1. "Estamos aguardando todos de braços abertos para que tenham um ótimo semestre na nossa Universidade", saudou o reitor.
Universidade passa por reestruturação pedagógica
O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, ainda lembrou que ao longo de toda esta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de fevereiro, os professores e tutores virtuais da Ulbra participam da Formação Docente Continuada - Módulo I. O objetivo foi promover espaços de reflexões, discussões e estudos sobre o alinhamento entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os projetos pedagógicos dos cursos. "Estamos inovando nos nossos processos pedagógicos. Será uma mudança gradativa, mas que impactará na qualidade dos cursos", salientou
.
Conforme o reitor, a reestruturação pedagógica que está sendo implantada nos cursos de graduação e pós-graduação integra o segundo ano de execução do PDI da Universidade. "Esse documento foi construído por toda a comunidade acadêmica e estabelece o planejamento da Ulbra para os próximos cinco anos", explicou. O primeiro grupo de cursos que entrará nessa nova reestruturação são os de Saúde e Bem-estar social, Agricultura e Veterinária.
Nos demais cursos, a implantação ocorrerá nos anos de 2019 e 2020. Ainda conforme Ziemer, essa mudança visa qualificar ainda mais o ensino que é oferecido pela Universidade. "Nossos currículos vão passar de um enfoque muito centrado no ensino para um enfoque centrado na aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem pelas competências, e isso vai trazer uma qualificação ainda maior para a formação de todos os nossos alunos", completou.
Fonte: Site da Ulbra