top of page

Ulbra sedia encontro de NEABI's Sul

O encontro dos Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) da região Sul ocorreu nesta segunda-feira, dia 18, na Ulbra Canoas. Voltado para as redes de comunicação, o evento reuniu representantes de instituições como Unisinos, PUC, Unipampa, UFRGS e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS). Na apresentação do evento, Roberto Santos, professor do curso de História da Universidade Luterana, ressaltou a importância da união dos grupos que reivindicam espaço para discutir, pesquisar e fazer voz sobre as questões étnicas. O debate principal tratou de temas relacionados a organização do IV Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul, previsto para acontecer em julho de 2018, na cidade de Jaguarão.

Organizado pelo Copene Sul, grupo pertencente a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O encontro ocorre durante todo o ano visando congregar e fortalecer laços entre pesquisadores, que tratem da questão racial, direta ou indiretamente, ou se identifiquem com problemas que afetam esta parte da população. Neste último encontro do ano, a mesa de debates contou com a presença do coordenador do curso de Jornalismo e diretor do Neabi Ulbra Canoas, Deivison Campos, e a presidenta do Neabi da Universidade Unipampa, de Jaguarão.

Neabi Ulbra fortalece a educação sobre as minorias

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Luterana do Brasil, fundado em 27 de maio de 2014 no campus Canoas, está vinculado às diretrizes curriculares nacionais. Através de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de caráter institucional e multidisciplinar, são exaltadas a educação nas relações étnico-raciais e o ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena.

O NEABI da Ulbra Canoas tem como objetivo divulgar e produzir conhecimento, tais como atitudes, posturas e valores que situem os cidadãos quanto a pluralidade étnico-racial, tendo como compromisso o dever de fazê-los interagir e negociar objetivos comuns, que garantam a todos respeito aos direitos legais e valorização da identidade na democracia brasileira. O propósito, também, é que a área articule com instituições de ensino, governos, comunidade e movimentos sociais, visando a troca de tecnologias, de conhecimento e educacionais, como a realização de atividades de extensão e pesquisa conjuntas. A sede do NEABI Ulbra Canoas se localiza no corredor central do prédio 11.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page