Jornalismo da Ulbra participa das Conversas Latinas em Comunicação
A segunda edição do Conversas Latinas em Comunicação – Memória e Audiovisual (CLC), organizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, nas cidades paranaenses de Guarapuava, Prudentópolis e Irati. O evento reuniu estudiosos de várias áreas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Paraguai, da Bolívia e de Cuba. Representando o curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, estiveram presentes a Prof. Drª Gabriela Almeida e os acadêmicos, Everton Ferreira Barboza e Thiago Ribeiro Pereira.
O primeiro dia iniciou com sessões sobre comunicações científicas, onde artigos foram apresentados e posteriormente debatidos. Barboza, falou sobre a “Cobertura em tempo real e produção de conteúdo, no segundo turno das eleições municipais de 2016”, Ribeiro, apresentou “A rotina de produção da agência experimental da Ulbra”, e Gabriela, com “A emanação da violência no documentário político contemporâneo”. Na parte da tarde, a mostra de audiovisual exibiu produções feitas por participantes, sendo um deles “A Reforma Luterana através da Arte”, também produzido por Barboza. O dia finalizou com a sessão de lançamento de publicações científicas, quando os mestres e doutores participantes apresentaram seus livros contendo artigos provenientes de pesquisas.
O segundo dia do evento foi marcado por visitas com a Missão Técnica Turismo & Patrimônio Cultural: manifestações ucranianas. No passeio, os congressistas puderam conhecer Prudentópolis, situada há cerca de 66 quilômetros de Guarapuava. O município, que possui influência da imigração ucraniana, tem como ponto turístico o museu que conta a história dos imigrantes, que chegaram por volta de 1895 ao Brasil. Outra opção de visitação é a Reserva do Ninho do Corvo, localizada há cerca de 25 Km do Centro. O lugar oferece aos visitantes, atividades integradas à natureza, como trilhas, cachoeiras, locais para acampamento, rapel e tirolesas.
O último dia contou com uma mostra de artigos desenvolvidos por participantes do CLC 2017. Na sequência, uma mesa de debates foi instaurada para um balanço sobre o evento e também a discussão dos detalhes para o evento de 2018. A última atividade do dia foi a mostra audiovisual, contendo produções de acadêmicos, algumas delas também exibidas na terça-feira.