top of page

Papo de Redação aborda a importância do jornalismo independente

O curso de Jornalismo realizou o Papo de Redação deste semestre com o tema “Dissidências na Mídia: Jornalismo Comunitário e Produção Independente”, e ocorreu na noite da segunda-feira, 23, no Prédio 14, da Ulbra Canoas. Na ocasião os representantes do Jornal Boca de Rua, Deyvid Soares, Pamela Ferreira de Almeida, Cristina Pozzobon, da ALICE – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação e Naira Hofmeister, jornalista freelancer, falaram sobre a importância do jornalismo independente.

O professor de Comunicação, Luiz Felipe Zago, iniciou o evento apresentando os convidados e falando sobre a importância das discussões sobre diversidade e igualdade diante da atual situação da sociedade. Atendendo a causa das minorias, no ano de 2000 foi criado o Jornal Boca de Rua, com o intuito de divulgar os acontecimentos da rua que muitas vezes são ocultados pela mídia convencional.

Segundo Deyvid, a maior preocupação do Boca é transmitir a verdade dos acontecimentos pelos olhos das pessoas em situação de rua, por isso o conteúdo publicado é completo e a única intervenção que recebe é de correção ortográfica. “O Boca de Rua foi premiado dentro e fora do Brasil por ser o único jornal feito 100% por moradores de rua. Foto, texto, tudo é feito por nós, ninguém muda o nosso trabalho, o máximo que é feito é correção de português”, exalta.

Naira Hofmeister, que trabalha como jornalista freelancer, afirma que atualmente é uma ótima opção seguir nesta área. “É uma ótima escolha, pois eu posso trabalhar de casa ou em qualquer outro lugar, mas escrever para diversos veículos. Muitas vezes meus textos são veiculados em canais internacionais também”, finaliza.

Texto: Natalie Oliveira

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page