Curso de Veterinária promove ação para animais de estimação
O Curso de Veterinária da Ulbra Canoas promoveu na segunda-feira, 2 de outubro, a 12ª edição do Dia dos Animais. O evento gratuito e aberto para toda a comunidade ocorreu entre 8h e 17h, no Hospital Veterinário, no complexo da Universidade. A ação contou com a castração e vacinação antirrábica de aproximadamente 80 gatos e 60 cachorros, além do atendimento de equinos.
Segundo a coordenadora do curso, Cristine Dossin Bastos Fischer, cerca de 100 alunos foram mobilizados para a ação. Ela salientou que a atividade é importante tanto para os acadêmicos, que conseguem praticar, na rotina, a vivência do médico veterinário quanto para a comunidade, uma vez que a reprodução desordenada dos animais é um problema presente na sociedade. “É uma ação desenvolvida pelos alunos, com a supervisão dos professores, que visa conscientizar as pessoas sobre a questão da guarda responsável, o controle reprodutivo dos animais, pois muitos acabam se reproduzindo sem controle, e nós acabamos tendo problemas com animais abandonados. Para os alunos é muito importante, porque eles acabam tendo uma vivência na prática”.
O Diretor do Hospital Veterinário, Paulo Ricardo Aguiar, reforçou o discurso de Cristine, e citou a importância da castração dos animais, pois um casal de cães ou gatos podem gerar em 10 anos mais de 80 mil animais. Segundo Aguiar, participaram tutores de várias regiões de Canoas, e até mesmo de outros municípios, como Sapucaia, Esteio e Nova Santa Rita. “Esse projeto é interessante, pois é uma forma de abraçar a comunidade, possibilitando que eles tragam seus animais para o atendimento. As pessoas ficam atentas, e quando sai a data já fazem as inscrições. Então, para o controle de zoonoses e para a saúde dos animais, é necessário que nós façamos essa intervenção.
O acadêmico do 9º semestre de veterinária, Germano Pereira Sodré, está participando pela terceira vez da ação, e falou sobre a importância do dia. “Para mim é muito importante que nós estudantes tenhamos essa interação com os tutores e com os animais. E também ajudamos a comunidade, para não ter uma superpopulação de animais”.
A ONG Amigos dos Peludos, de Nova Santa Rita, também esteve presente no evento. Uma das voluntárias da instituição, Arcilene Antunes, trouxe 5 animais nessa edição. “Toda vez que tem um mutirão de castração e vacinação, nós levamos 5 ou 6 animais. Através da nossa ONG, nós castramos em torno de uns 50 nesse ano. A castração não resolve totalmente, mas é a solução para o abandono de animais de rua. A cada ano, cada animal castrado evita o nascimento de outros 20 ou 30 animais. O nosso objetivo é melhorar a vida deles na rua e diminuir esse número de abandono que a gente tem a cada dia, né? E as pessoas se animam a adotar quando os animais estão castrados. A gente tem conseguido fazer a adoção através da castração”, finalizou Arcilene.
Confira as fotos
Foto: Francine de Oliveira
Foto: Francine de Oliveira
Foto: Francine de Oliveira