Aula Magna aborda a Reforma Luterana através das artes
Acadêmicos dos cursos de graduação da Ulbra participaram nesta quarta-feira, 13 de setembro, da aula magna do campus Canoas. A atividade, realizada em dois momentos, pela manhã e à noite, reuniu alunos, docentes e gestores da Unidade, no auditório principal do prédio 14, para uma sessão comentada do documentário "A Reforma Luterana Através das Artes".
O curta metragem, aborda a maneira como a revolução social e religiosa, liderada pelo teólogo e reformador, Martinho Lutero, em 1517, foi abordada na pintura, música e literatura através dos séculos seguintes à insurgência protestante que há 500 anos questionou os dogmas da igreja católica. Por meio da análise de quadros, xilogravuras, vitrais e composições musicais de nomes como Lucas Granach, Albrecht Dürer, Rembrandt, Johann Sebastian Bach e Aton Werner, o filme demonstra como os valores confessionais e mensagens de liberdade, fé e espiritualidade do luteranismo se fazem presentes ainda hoje nas belas artes, e mais recentemente, nos meios de comunicação.
"Granach retratou em seus quadros mais do que um testemunho de fé, mas a realidade do tempo em que viveu. A função que ele e outros artistas de sua época exerciam pode ser comparada ao papel que hoje têm os meios de comunicação, como a televisão e o rádio e até mesmo o Facebook", relativizou o diretor da Ulbra TV, Valter Kuchenbecker, logo no começo do debate que sucedeu a exibição do documentário.
A película, dirigida pelo estudante de jornalismo Éverton Ferreira Barbosa, com o apoio da professora e coordenadora adjunta do curso, Gabriela de Almeida, levou três meses para ser produzida e contou com a colaboração de alunos e técnicos do Núcleo de produção Audiovisual (NPA) da Instituição.
Fonte: Ulbra