Acadêmico de Jornalismo produz documentário sobre Reforma Luterana
O documentário “A Reforma Luterana Através da Arte”, produzido e dirigido pelo estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas, Éverton Ferreira Barboza, é uma das homenagens alusivas aos 500 anos da Reforma Luterana, completados em 2017. O material de aproximadamente 20 minutos de duração contará com entrevistas, músicas e imagens de obras ligadas ao movimento liderado por Martinho Lutero (Martin Luther, em alemão), e será exibido em todas as Aulas Magnas dos campi da instituição.
Segundo Barboza, o convite para produzir o documentário aconteceu no fim de maio. Apesar de nunca ter dirigido e escrito roteiros, o acadêmico aceitou na hora o convite para participar do projeto. “Quando a prof. Gabriela (Almeida) me convidou, disse que estavam com a ideia de contar a história da Reforma Luterana de uma forma diferente, que não fosse maçante, nem institucional. Após algumas reuniões, ficou decidido que a reforma seria contada através da arte”, salientou.
Apesar do desafio, o estudante contou com o apoio de colegas e professores para desempenhar a tarefa com tranquilidade. “Tive muito apoio do pessoal. A Caroline Musskopf foi a minha assistente de direção, praticamente um braço-direito. Numa ocasião, por exemplo, eu não pude fazer uma entrevista, pois estava doente, e ela fez por mim. O João Henrique Mattos foi o diretor de fotografia, sendo o responsável pelo enquadramento das cenas e me deu outras dicas sobre filmagem. O João Pedro Rangel fez a finalização e revisão. O Aldrin Bottega fotografou e reproduziu obras que estavam em alguns livros. Já o prof. Gustavo Becker conseguiu os contatos dos entrevistados, o que facilitou mais ainda o trabalho. E a prof. Gabriela, que me deu dicas e até emprestou livros sobre como construir roteiros".
Por não ter um enorme conhecimento sobre o tema, Barboza contou que fez uma grande pesquisa, a fim de não cometer erros ou deixar o documentário superficial. “Eu pesquisei e li artigos em inglês e alemão. O vice-reitor Ricardo Rieth me auxiliou na tradução de alguns textos em alemão. Usei também como base o que os entrevistados disseram, para compreender melhor ainda o tema. E essa parte da pesquisa, apesar de não ser tão fácil no início, foi a parte mais legal. O interessante do jornalismo é lidar com coisas que tu jamais pensou em pesquisar”.
O estudante afirmou que a experiência de produzir um documentário foi um ótimo aprendizado e, por isso, pensa em aliar o audiovisual com jornalismo em outros projetos, visando principalmente o digital. “Eu penso em produzir no futuro um web documentário com teor jornalístico. Algo diferente, multiplataforma,” finalizou.
Documentário será exibido na próxima quarta-feira no Campus Canoas
A Aula Magna no Campus Canoas será na próxima quarta-feira, 13 de setembro, em dois horários: às 9h30min e às 19h30min, ambas no auditório A do prédio 14. Para informações sobre outras datas, acesse o link.