Youtuber mexicano registra drama da população venezuelana
O blogueiro mexicano Luis Arturo Villar, mais conhecido como "Luisito", aventurou-se em uma viagem à Venezuela para mostrar a crise econômica e social que vive o país. Tudo foi registrado em vídeos gravados em Caracas para o seu canal no Youtube, mostrando a escassez nas prateleiras, a má qualidade dos alimentos ao alcance dos venezuelanos e também a sensação de grave insegurança nas ruas. O jovem tem mais de 7 milhões de seguidores na plataforma, e alguns dos seus vídeos sobre a situação venezuelana chegou a quase 10 milhões de visualizações em três semanas.
O blogueiro entrou nas longas filas necessárias para tentar conseguir produtos básicos, como até mesmo pão. "Um supermercado comum em um país atualmente em crise", disse Luisito num vídeo, diante de prateleiras vazias.
Villar acabou sendo alvo de um assalto em Caracas. Aos seus 7 milhões de seguidores, relatou que foi roubado por um grupo de jovens, que levaram seu celular e carteira. "Me choca ter que começar a aventura com isso. Tudo o que as pessoas me haviam alertado é verdade. Sem exagerar, umas 20 pessoas por dia me avisam que devo guardar as minhas coisas", disse.
A Venezuela vive uma grave crise social, econômica e política. Enquanto governo e oposição travam uma disputada guerra pelo poder, uma onda de protestos iniciada há mais de 3 meses já deixou quase cem mortos. A comunidade internacional vem pressionando por uma resolução pacífica ao impasse e pelo fim da repressão policial às marchas populares, além de pedir que o presidente Nicolás Maduro abandone seu projeto de convocar uma Assembleia Constituinte, para reformar as leis e conceder mais autoridade ao oficialismo, o que agravou severamente as tensões durante as últimas semanas.
Fonte: Jornal O Globo