Estão abertas as inscrições para o curso sobre a Lei de Acesso à Informação
As inscrições para a 7ª edição do curso on-line sobre Lei de Acesso à Informação seguem até 12 de julho. São 80 vagas disponíveis, caso as inscrições ultrapasse esse número, a Abraji selecionará os participantes. Os selecionados receberão um e-mail até as 18h de 14 de julho com instruções para acessar o treinamento.
O treinamento é indicado a jornalistas, estudantes de jornalismo e interessados no tema, e tem como objetivo qualificar os participantes a tirar melhor proveito da Lei 12.527/2011 no trabalho de apuração jornalística e de monitoramento da administração pública.
Esta é a terceira edição no âmbito do projeto que a Abraji realiza em parceria com a Transparência Brasil para o fortalecimento da Lei de Acesso à Informação no Brasil. O projeto é financiado pela Fundação Ford e envolve, além de mais três treinamentos on-line, quatro cursos presenciais e o site Achados e Pedidos, portal que reúne pedidos de acesso a informações e as respectivas respostas.
Com duração de 4 semanas (de 17 de julho a 14 de agosto), o curso apresentará os principais aspectos da lei de acesso a informações públicas: desde as informações que devem ser divulgadas sem necessidade de pedidos até os casos de sigilo. O treinamento será ministrado por Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.
A cada semana, um módulo ou capítulo é liberado aos estudantes. O conteúdo pode ser consultado em quaisquer dias e horários ao longo do curso. Há prazos apenas para completar exercícios relativos a cada semana e para a entrega do trabalho final, condições para obtenção de certificado.
Conteúdo do curso online “Lei de Acesso a Informações para jornalistas”
Custo: gratuito Inscrições: até 12 de julho, às 23h59, via formulário on-line que pode ser acesso neste link Duração do curso: de 17 de julho a 14 de agosto de 2017
Módulo 1: O essencial sobre a Lei de Acesso: Explicação detalhada do texto da lei, com exemplos práticos; Módulo 2: Transparência ativa - O que deve ser divulgado: Que informações devem ser divulgadas pelos órgãos públicos sem necessidade de pedidos, que pautas elas podem render e como fazer o tratamento dos dados para transformá-los em reportagens; Módulo 3: Pedidos, recursos e reportagens: Como fazer pedidos de informação mais eficazes e como recorrer contra negativas de acesso. Como usar a transparência passiva a seu favor na hora de fazer uma apuração; Módulo 4: Sigilo e Lei de Acesso: Quais são os casos de sigilo permitidos pela Lei de Acesso, a transparência sobre o sigilo de informações e como isso pode render reportagens.
Fonte: Associação Brasileira de Imprensa