top of page

Segundo dia do Intercom Sul 2017 é marcado por debates e apresentações de acadêmicos da Ulbra

Na sexta-feira (16), o segundo dia de Intercom Sul 2017 teve apresentações de trabalhos nas Divisões Temáticas (DTs) e no Intercom Jr. (IJ), e também alguns debates. Às 8h30, teve início a mesa “UCS e Rádio São Francisco, 50 anos”. Às 9h30, ocorreu a mesa “Mercado Regional da Comunicação: inovação e atitudes de tempos de crise”, e simultaneamente, a roda de “Comunicação Pública, Fundação Piratini, TVE e FM Cultura”. Às 10h30, tiveram início a mesa “Configurações Digitais – Economia Criativa e personalidades profissionais contemporâneas” e a roda de conversa “Encontros dos Diretórios Acadêmicos da Comunicação”. A Comdesign teve inicío às 9h, e seguiu até às 12h com mostras de trabalhos acadêmicos.



Ao mesmo tempo em que os debates aconteciam, as sessões da Intercom prosseguiram. Na categoria Relações Públicas, a egressa de Relações Públicas da ULBRA Ana Carolina Paim apresentou o artigo “As estratégias de comunicação da Netflix: a utilização do Facebook no relacionamento com os usuários”. O egresso de Jornalismo Gustavo Nardon falou para o público “O uso dos memes como estratégia de comunicação digital no Facebook: uma análise da página Espaço multicultural Livros sobre Trilhos da Trensurb”, tema do artigo derivado do seu trabalho de conclusão de curso.


Na categoria Jornalismo, a aluna Ana Szezecinski apresentou sua análise no artigo “A etiqueta da morte de Fidel Castro – o acontecimento da morte da figura histórica no jornalismo”. A egressa de Jornalismo Tatiani Maciak apresentou um artigo oriundo do seu TCC sobre “Valores notícia no jornalismo digital: uma análise do site Catraca Livre”. A estudante Carolina Ferrari, também do curso de Jornalismo, falou sobre “As transmissões da Grêmio Rádio Umbro em FM”, e a egressa Carla Zanett apresentou a pesquisa “Rap é compromisso: os usos do gênero por diferentes grupos sociais”.


Na categoria “Comunicação audiovisual”, a egressa Sheila Castro apresentou a análise “A pornografia no filme Love de Gaspar”. Já a aluna de Jornalismo Jéssica Soares trouxe a discussão “Aconteça o que acontecer, não pare de filmar: a relação sujeito e tecnologia no cinema de Horror Found Footage”, e a egressa Caroline Guerra apresentou o artigo “Lésbica por convenção? A representação da homossexualidade feminina na série Orange is the new Black”.



Na parte da tarde, as sessões da Intercom Júnior e da DTs (Divisões Temáticas) continuaram. Na DT Interfaces Comunicacionais, a egressa de Jornalismo e mestranda em Educação pela ULBRA Anelise Fruett Machado apresentou o artigo “Os lugares das jornalistas gordas na televisão: possíveis implicações para a formação de jornalistas”. A também egressa Bruna Brinques levou ao Intercom Jr. o artigo “O uso das mídias sociais como estratégia de fortalecimento de laço social dos ouvintes nos programas Gaúcha Hoje e Bom Dia”. Ao todo, o curso de Comunicação Social da ULBRA participou do evento com 13 trabalhos, apresentados no EXPOCOM, Intercom Jr. e nas Divisões Temáticas.


Às 18h30, o Filó da Comunicação movimentou o Centro de Convivência da UCS. A festa com temática italiana contou com a presença de um grupo musical com trajes típicos e animadores com roupas de época. Aos presentes, foram oferecidos pratos típicos da região da Serra Gaúcha. Às 19h30, teve início a roda de conversa “Ciranda Amorcomtur: trama de pesquisas, poesias e teorias encerrou as atividades desta quinta-feira”.


O Intercom Sul 2017 será encerrado neste sábado (17), com a premiação da Expocom e o anúncio oficial da sede da edição 2018 do evento.


Texto: Thiago Ribeiro Fotos: Éverton Ferreira, Thiago Ribeiro, Vanessa Hauser, Gabriela Almeida, Deivison Campos Revisão: Gabriela Almeida


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page