Intercom Sul 2017 inicia nesta quinta-feira na UCS
O Intercom Regional SUL 2017 começou na manhã desta quinta-feira (15), na UCS Oficial . Às 07h30, teve início o credenciamento dos participantes do evento, e às 08h30 as sessões de apresentações de trabalhos científicos e laboratoriais, com as atividades da Expocom e das Divisões Temáticas (DTs), além da Mostra Festival do Minuto 2016.
Nas DTs, a egressa de Publicidade e Propaganda da ULBRA, Niruana Satie, falou sobre o seu TCC, cujo tema foi "A (in)exclusão do público surdo em comerciais de TV gaúchos". No artigo, a publicitária discute a falta de atenção das agências com esta parcela da população.
Na parte da tarde, os alunos e egressos Bruna Santos, Carolina Ferrari, Rodrigo Viegas e Felipe Figueiró, estudantes de Jornalismo, apresentaram no Expocom o documentário "Nico Fagundes - Campeando um rastro de glória". O curta, finalista na premiação na categoria Documentário jornalístico, teve como objetivo mostrar ao público quem foi Nico Fagundes, homenagear o tradicionalista com depoimentos de pessoas próximas e de sua família e ressaltar a sua contribuição para a cultura gaúcha.
Ao mesmo tempo, ocorreu o debate “Empregabilidade em Comunicação”, que contou com a participação dos organizadores do evento. Na ocasião, o coordenador do curso de Jornalismo da UCS, Marcell Bocchese, ressaltou a felicidade em receber o Intercom na instituição. “A sensação é ótima. Sabemos da importância do congresso como esse. Esse contato humano é muito importante, e a UCS com certeza está muito feliz com tudo isso. Foi uma construção, um planejamento. Nós esperamos que o evento continue assim, com essa preocupação, com essa questão da troca de experiência”.
Na sexta-feira (16), doze trabalhos de alunos e egressos da ULBRA serão apresentados nas DTS e também no Intercom Jr. Ao todo, cerca de 30 alunos e professores do curso de Comunicação Social participam desta edição do Intercom Sul.
Texto: Thiago Ribeiro Fotos: Éverton Ferreira Revisão: Gabriela Almeida