Grupo RBS comemora sucesso de reportagens publicadas pelo GDI
Formado por repórteres da Zero Hora, RBS TV, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho, o GDI - Grupo de Investigação - completa seis meses reforçando o que há de mais nobre no jornalismo. Com 22 reportagens publicadas desde dezembro do ano passado, o grupo lançou luz sobre assuntos que mexem com a vida do cidadão e provocou autoridades a corrigir erros. As reportagens tiveram mais de 1,3 milhão de páginas visualizadas no site de ZH.com.br e alcançaram 6,6 milhões de pessoas pelo Facebook.
Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Thiago Herdy, a iniciativa da RBS pode se transformar em referência para outras redações: "O GDI nos parece o único nas redações do país. Torcemos muito para que ela se replique, inspire outros veículos, se fortaleça e amadureça dentro do próprio Grupo RBS e que se torne indispensável ao jornalismo".
O presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, destaca a importância do GDI dentro dos propósitos da empresa e ressalta a importância da busca pelo jornalismo de qualidade. "O jornalismo que fazemos exerce uma importante função social, de contribuir, a partir da informação, para impactar positivamente a sociedade. O GDI é um projeto concreto que estamos fazendo a partir da nossa responsabilidade e do nosso compromisso de entregar esse jornalismo a serviço da democracia", explica.
No final de junho, jornalistas e estudantes vão trocar experiência com repórteres do GDI durante o 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. No painel "Spotlight brasileiro: o Grupo de Investigação RBS", o editor do grupo, Carlos Etchichury e os repórteres especiais Humberto Trezzi (ZH) e Jonas Campos (RBS TV) falarão sobre os bastidores do GDI.
Fonte: Zero Hora