top of page

Seminário do PPGEDU aborda reflexões na educação

Iniciou nesta segunda-feira, 12 de junho, no campus Canoas, o 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e o 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE). O evento é realizado em parceria pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS.


No seminário, que ocorre no auditório A e nas salas de aula do prédio 14, estarão presentes especialistas internacionais da temática a ser abordada. São eles: professor Daniel Mato, do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e da Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), da Argentina; professor Leonardo Peluso, da Universidade da República (UDELAR), do Uruguai; e o professor George Yúdice, do Departamento de Línguas e Literatura Moderna, da Universidade de Miami, Estados Unidos.

Nos três dias de atividades, além das conferências, serão realizadas exposições, minicursos, programações culturais, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e sessão de autógrafos. A coordenadora do PPGEDU da Ulbra, Iara Tatiana Bonin, ressalta que esse é o único encontro no Brasil que trata do tema estudos culturais em educação. "A cada ano, nos fortalecemos mais, pois há um trânsito intenso de diferentes pontos do saber a serem descobertos", afirma.


A participação dos estrangeiros conferencistas é ressaltada por Iara, pelo seu reconhecimento internacional nos campos de pesquisa em que atuam, especialmente na América Latina. Estão sendo esperados participantes de diversos locais do país e do exterior. O público é formado por estudantes, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, inclusive apresentando trabalhos, porque este é um momento de debater os estudos em educação sob diferentes percepções e realidades. "Por exemplo, neste ano, oportunizaremos debates sobre o tema principal do Seminário em uma interlocução com os campos da antropologia e dos estudos surdos", informa Iara.


Como o PPGEDU tem uma aproximação com os estudos surdos, o evento também se preocupa com a acessibilidade e terá a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as palestras e minicursos. O público também será formado por diversos mestrandos, doutorandos, mestres e doutores com deficiência auditiva", ressaltou a coordenadora do PPGEDU.


Fonte: ACS Ulbra

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page