Wladymir Ungaretti apresenta memória fotográfica de Porto Alegre
O blog Ponto de Vista, do jornalista e fotógrafo Wladymir Ungaretti, traz um acervo com fotografias, documentos e publicações jornalísticas e culturais que o profissional acumulou nos últimos 50 anos de carreira. Após se aposentar da Ufrgs, onde lecionava, Ungaretti se dedicou de forma integral ao portal que, desde o início do ano, ganhou uma cara nova, com renovação diária de conteúdo, entre eles, imagens de Porto Alegre.
São mais de 1,5 mil fotografias já publicadas. De produção própria, são 20 mil negativos de filmes fotográficos, dos quais cerca de quatro mil estão digitalizados, desde 2005. Apaixonado pelo Centro da Capital, principalmente pelo Largo Glênio Peres e arredores, Ungaretti se especializou em fotografar o que denomina de ‘os invisíveis’, que são moradores de rua, mendigos, deserdados da sociedade de consumo. Ele fotografa de perto, pede autorização a seus retratados e procura estabelecer um diálogo com o modelo da fotografia. “Às vezes, faço cópias dessas fotos e presenteio, quando tenho oportunidade, a quem fotografei. A reação deles é uma experiência única”, conta.
A maioria das imagens é em preto e branco, opção estética usada também na série que faz sobre prédios, construções e edificações da cidade. “Procuro um certo grafismo nessas composições. Compor uma paisagem, dar um formato gráfico, com enquadramentos simples, em cima da concretagem urbana, é sempre um desafio”, observa.
Fonte: Coletiva.net