top of page

16 mil efeitos sonoros são disponibilizados pela BBC

De sons de rifle a papagaios cantando, o acervo sonoro da BCC (British Broadcasting Company) agora é público. A empresa estatal anunciou esse mês a liberação de mais de 16 mil efeitos de áudio que podem ser acessados e baixados em um site, ainda em versão beta

A BBC foi fundada em 1927 no Reino Unido e durante muito tempo foi a única fornecedora de rádio britânica. Isso fez com que a empresa acumulasse ao longo dos anos um vasto acervo de gravações de áudio, que hoje também são usados em sua produção audiovisual.

No início o patrimônio foi liberado apenas para que idosos, com algum tipo de demência, tivessem acesso aos áudios para ativação da memória. Atualmente os arquivos podem ser baixados pelo publico em geral, desde que seja respeitada a licença de uso, intitulada “Reminiscence Archive”. Ela permite a utilização dos efeitos sonoros para fins pessoais, educacionais e de pesquisa, mas proíbe a utilização em fins comerciais, políticos, atividades ilegais ou discursos de ódio e pornografia.

A plataforma é de fácil acesso e uma rápida navegação revela a grande variedade de sons. O patrimônio é bem variado e possui arquivos bem específicos, ideal para quem está estudando rádio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page