top of page

Alunos de Jornalismo da Ulbra criam projeto para falar sobre a endemia de HIV em Porto Alegre

Entrou no ar, na última sexta-feira (20), o site Capital do HIV. O projeto foi criado e executado ao longo de nove meses pelos alunos de Jornalismo da Ulbra, Caroline Musskopf e João Henrique Mattos, sob a orientação da Prof. Dra. Gabriela Almeida. Através de um conteúdo multimídia, o trabalho trouxe para discussão a endemia de HIV/Aids em Porto Alegre.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, referente aos dados de 2017, mostrou que, comparada a todas as demais capitais do Brasil, Porto Alegre possui a maior taxa média de mortalidade por Aids na população geral nos últimos 3 anos. Apesar da gravidade do problema, a imprensa local pouco aborda o assunto, a não ser na época do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. Analisando isso e tomando como gancho o encerramento da parceria entre a Organização Não Governamental Grupo de Apoio à Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul (Gapa RS) e o poder público estadual, o Capital do HIV foi criado.

No início o projeto seria apenas um documentário em vídeo mas, após a realização das primeiras entrevistas, os alunos perceberam que havia muitos outros pontos importantes a serem desenvolvidos para a produção de um conteúdo informativo consistente e abrangente sobre HIV/Aids, e que não caberiam no documentário em função da sua duração. Dessa forma, o Capital do HIV se tornou um trabalho multimídia. O site que abriga o projeto reúne, de forma inédita no Rio Grande do Sul, grande quantidade de conteúdo jornalístico a respeito da endemia de HIV/Aids de Porto Alegre, a atuação das ONGs, as políticas públicas, o cuidado com as populações mais vulneráveis a infecções sexualmente transmissíveis e também informações do serviço, como formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O projeto busca responder por que a capital gaúcha apresenta índices tão superiores à média nacional, quem são as pessoas mais vulneráveis à infecção, quais são os espaços de referência na prevenção, diagnóstico, apoio e tratamento ao HIV/Aids e como eles atuam. No site estão disponíveis fotos, vídeos, textos, podcasts e infográficos que buscam responder ao que é dito usualmente: que a epidemia de Aids é um problema resolvido, mas é uma mentira.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page