top of page

Estudante de Jornalismo da Ulbra é selecionado para conhecer a sede do Google, em São Paulo

Rafael Pereira participou do curso online “Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o leitor”, que ocorreu durante os dias 4 de junho e 1º de julho. A formação foi promovida pelo Centro Knight e pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), em parceria com o Google News Initiative.

Durante as quatro semanas os participantes aprenderam a ler e interpretar pesquisas de intenção de voto, utilizar o Google Trends, coletar dados sobre candidatos em fontes na internet, analisar e apresentar os resultados de pleito. No final do curso, os alunos tiveram que produzir uma reportagem com o que foi aprendido. As 10 melhores foram selecionadas e seus autores ganharão uma viagem a São Paulo para participar de um workshop e conhecer as instalações do Google.

Rafael fez o trabalho em parceria com Júlia Ozorio, estudante de Jornalismo da UFRGS e ex-aluna do projeto Cine Diversidade da Ulbra. Eles foram um dos selecionados e escolheram como tema da reportagem votos brancos e nulos. Segundo o estudante, o que chamou a atenção para o assunto foi a alta taxa de intenção de votos inválidos que chega a ser maior que os votos para a maioria dos candidatos. “Vimos nisso um ótimo tema para a pauta e tentamos, através da análise de números e de uma entrevista com um especialista, entender quais fatores do contexto político atual levaram a isso”, explica Rafael.

A reportagem foi publicada no Iguana Jornalismo, um projeto de jornalismo independente criado pelos estudantes. “Estávamos com o projeto de criar um coletivo de comunicação e vimos no tema das eleições uma boa oportunidade de produzirmos nossa primeira pauta e aplicarmos o que aprendemos”, afirma Rafael. Segundo ele, o objetivo do coletivo é dar mais voz ao debate público, não apenas durante as eleições, mas em todas as pautas que forem produzidas ao longo do projeto. “A constante ascensão de coletivos independentes, como o nosso, é importante para fomentar a democracia, ainda mais em ano eleitoral”, afirma o estudante.

Apesar do jornalismo de dados ter sido uma das principais ferramentas na produção da matéria, os estudantes não se detiveram apenas nos números. Na reportagem há uma entrevista com um especialista, infográficos, conteúdos exclusivos para as redes sociais e uma seção que explica didaticamente o que são votos brancos e nulos, as diferenças entre si, como são computados e quais seus impactos na contagem dos votos.

A viagem para São Paulo irá ocorrer nesta sexta (17). O workshop será ministrado por José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Keila Guimarães (Google) e Daniel Bramatti (Estadão). Os selecionados irão se aprofundar nos temas que foram trabalhados ao longo do curso e trocar ideias sobre a produção de reportagens.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page